quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cinema e Palavra

Mal comecei a brincar desse negócio de blog e já resolvi fazer o segundo. É que é bacana mesmo!!! São muitas ferramentas disponíveis, muitas possibilidades de customização, muita coisa a aprender... Com isso, eu encontrei novas formas de explorar a Internet que até então não conhecia.

Sendo assim, resolvi fazer um blog voltado exclusivamente a taglines (aquelas frases de impacto para divulgação de um filme), diálogos e frases marcantes da nossa vasta produção cinematográfica. Inicialmente, eu estava postando o que gostava no Cinema e Banana, mas achei que o tema merecia um espaço a parte. Dessa forma, Cinema e Banana e Cinema e Palavra são blogs complementares, independentes, mas com muita coisa em comum.

A organização do Cinema e Palavra é bem simples:
  • os títulos dos posts serão os nomes brasileiros do filme, apesar de me reservar o direito de, em casos absurdos, naquelas situações em que "neguinho tava muito doido" quando fez a tradução do nome do filme, usar o título original;
  • cada post terá categorias específicas: letra inicial do nome do filme, gênero do filme, se é uma citação ou uma tagline e, se eu estiver inspirada, uma palavra que resuma o teor do material.

De modo geral, todas as frases aqui descritas tem como base minha pesquisa e lembranças do que gosto e do que me marcou nos vários filmes que vi. Mas, conto com a ajuda do sempre presente IMDb e de livros, revistas ou qualquer outro material sobre cinema. Com relação a livros, eu tenho um do qual gosto muito: Ouvir Estrelas de Mariza Gualano. Já me diverti muito com ele...

É isso!!! O cinema mudo já ficou muito lá pra trás. Para mim, além das imagens, o sucesso de um filme está na sua história e nas suas palavras, palavras que surgem, normalmente, muito antes, quando um cidadão senta e faz uma coisa muito mais antiga que o próprio cinema e que é definitiva para o homem: pensa e escreve.

Hasta la vista, baby!

Nenhum comentário: